Piggy Gold

27ª Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas (COP27)

Responsive image

COP27 

A Conferência das Partes sobre Mudanças Climáticas é promovida pelas Nações Unidas (ONU) desde 1995 e reúne líderes de praticamente todos os países. A reunião é a maior e mais importante conferência climática do mundo, em que são discutidas e estabelecidas medidas para combater o aquecimento global e as mudanças climáticas. Os principais marcos recentes das conferências climáticas são a adoção do Acordo de Paris na COP21 (2015) e a criação do mercado global de carbono na COP26 (2021).

A COP27, realizada em Sharm El-Sheikh, Egito, de 6 a 18 de novembro de 2022, discutiu questões como finanças, ciência, descarbonização, adaptação, agricultura, água, energia e biodiversidade, entre outras. Os principais objetivos a serem alcançados (temas oficiais da Conferência) foran: 

  • Manutenção do limite de aquecimento global de 1,5°C
     
  • Maior a ambição para medidas de adaptação às mudanças climáticas
     
  • Progresso na mobilização de finanças climáticas
     
  • Transferência de tecnologia e qualificação
     
  • Continuidade dos debates sobre avanços no do Artigo 6, adotado em Glasgow (COP26)
     
  • Aumento das ações relacionadas a perdas e danos como resultado dos efeitos das mudanças climáticas.

 

CNI na COP27 

Protagonista fundamental na agenda climática, o Brasil tem grande potencial para liderar as discussões e contribuir de maneira eficaz para enfrentar os desafios desse cenário climático urgente. A indústria desempenha um papel importante nesse processo, pois pode fomentar um ciclo virtuoso de emprego e geração de renda em direção a uma economia de baixo carbono.

A CNI, compreendendo seu papel de liderança na representação dos setores econômicos do país, desenvolveu uma estratégia para acelerar a implementação de programas e tecnologias para avançar, a curto e médio prazo, na redução de emissões de gases de efeito estufa e caminhar para a neutralidade climática até 2050. A proposta da indústria para consolidar a economia de baixo carbono no Brasil tem quatro pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal.


Confira a programação realizada pela CNI durante a COP27

15/11/2022 | DIÁLOGO EMPRESARIAL PARA UMA ECONOMIA DE BAIXO CARBONO 

Local: Renaissance Sharm El-Sheikh Golden View Beach Resort

Promovido pela CNI, com apoio da Câmara Internacional de Comércio (ICC), o evento visou promover o debate entre os setores empresariais brasileiro e estrangeiro sobre a estratégia para baixas emissões de carbono na indústria, com os seguintes pilares: transição energética, mercado de carbono, economia circular e conservação florestal.

O diálogo empresarial teve como objetivo:

  • criar um ambiente para debate e networking entre as redes da ICC e a indústria brasileira
     
  • discutir questões relevantes da agenda climática a serem debatidas na COP-27
     
  • abordar oportunidades de negócios e investimentos para descarbonizar a indústria e contribuir para as metas de redução de emissões estabelecidas no Acordo de Paris
     
  • discutir a estratégia e a agenda da indústria para a COP 28 em Dubai, Emirados Árabes Unidos.


16/11/2022 | PAVILHÃO BRASILEIRO   

Local: Centro Internacional de Convenções de Sharm El-Sheikh

A Confederação Nacional da Indústria do Brasil, em colaboração com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), apoiou o Ministério do Meio Ambiente na organização do Espaço Brasil, ocorrido em 16 de novembro em Sharm El Sheikh.

O pavilhão deu espaço a debates, networking, reuniões e compartilhamento de experiências bem-sucedidas sobre ações concretas para o meio ambiente e sustentabilidade, com dados de redução de gases de efeito estufa.

 

 

 

 

 Texto alternativo da sua imagem

 

EVENTO ENCERRADO

Programação

Piggy Gold Mapa do site

1234