Piggy Gold

Belo Horizonte é a primeira cidade a realizar evento sobre iniciativas de facilitação de comércio

Evento vai apresentar o funcionamento e as vantagens dos instrumentos Portal Único e Operador Econômico Autorizado (OEA)

A Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) será a primeira a sediar oRoadshow: promovendo iniciativas de facilitação de comércio . O evento será nesta quarta-feira (27) e vai apresentar o funcionamento e as vantagens dos instrumentos Portal Único e Operador Econômico Autorizado (OEA). Rio Grande do Sul, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Bahia e Ceará também também receberão as palestras. 

A iniciativa é resultado de esforço conjunto entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Receita Federal do Brasil (RFB) e Instituto Aliança Procomex, em parceria com as federações de indústria. 

O portal único é uma iniciativa do MDIC e da Receita para reformular os processos de importação, exportação e trânsito aduaneiro. A meta é estabelecer processos mais eficientes, harmonizados e integrados entre todos os envolvidos no comércio exterior. O OEA, por sua vez, é uma certificação concedida pela Receita a empresas que asseguram a segurança de sua operação e o cumprimento das obrigações alfandegárias. O documento acelera o despacho de mercadorias na aduana e garante maior segurança e competitividade para o país. 

Além dos instrumentos de facilitação do comércio, o evento também contará com a apresentação do estudo da CNI O impacto da facilitação de comércio sobre a economia brasileira e a indústria de transformação, realizado pela Fundação Getúlio Vargas, segundo o qual a redução do tempo gasto no trâmite aduaneiro e na preparação de documentação poderia injetar US$ 23,8 bilhões  no PIB do país. 

As palestras acontecem das 13h30 às 18h15, no auditório da FIEMG (Avenida do Contorno, 4456, 4º andar, Funcionários). Mais informações: (31) 3262-4732  (31) 3262-4732 /4733/ [email protected]. A entrada é franca. 

Confira a agenda dos próximo eventos: 

23 de junho: Porto Alegre, sede da FIERGS 
27 de agosto: Fortaleza, sede da FIEC 
14 de outubro: Salvador, sede da FIEB 
19 de novembro: Manaus, sede da FIEAM 
Campo Grande (data a confirmar) 

Relacionadas

Leia mais

Edital SENAI SESI de Inovação seleciona 31 projetos industriais de empresas de todo o país
Tendência Mundial, preocupação ambiental afeta modo de produção
Inovação é a chave para indústria automobilística avançar na agenda de sustentabilidade

Comentários

Piggy Gold Mapa do site